Práticas consistentes que traduzem os conceitos de uma boa governança
O que é Governança Corporativa
A expressão “Governança Corporativa” deriva do termo "Corporate Governance", despontado na década de 80 com o intuito de aprimorar as relações entre as organizações e os investidores.
Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBCG, “Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.
Princípios Básicos de Governança Corporativa
Os princípios básicos de governança corporativa permeiam, em maior ou menor grau, todas as práticas do Código, e sua adequada adoção resulta em um clima de confiança tanto internamente quanto nas relações com terceiros.
Transparência
Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização
Equidade
Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.
Prestação de Contas (accountability)
Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis
Responsabilidade Corporativa
Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico financeira das organizações, reduzir as externalidades 8 negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.) no curto, médio e longo prazos.
Conselho de Gestão
O estabelecimento de um Conselho de Gestão ou Conselho Consultivo na organização, auxilia a promover debates sobre os objetivos da organização, estimulando a prática da tomada de decisões em grupo, descentralizando o controle e a análise crítica. Além disso, o Conselho de Gestão ou Conselho Consultivo auxilia o estabelecimento de diretrizes para um planejamento estratégico e validá-lo junto aos diversos níveis. Embora não interfira diretamente nos assuntos operacionais, o Conselho promove a visão de sistemas de controle interno e de códigos de conduta para a organização.
Telefone
(45) 3038-9005 / 99961-4096Endereço
Rua Francisco Beltrão, 1433Cascavel, PR 85.816-340
Brasil